Compliance
Faciap
O Programa de Compliance da Faciap observa e aplica os processos determinados pelos órgãos reguladores e pela própria organização, além de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, funcionando como um grande sistema de gestão.
Em 2019 a Faciap deu início à implementação do seu Programa de Compliance. Essa iniciativa tem como objetivo dar suporte à nossa organização para prevenir, detectar e responder a riscos de conformidade. Dessa forma, trabalhamos diariamente para desenvolver e fomentar uma cultura pautada nos mais altos padrões éticos e de conduta.
O Programa está estruturado de forma que:
Toda a alta administração da Faciap apoie e participe das iniciativas de compliance na organização, fornecendo suporte e ferramentas necessárias para seu bom desempenho;
O Comitê de Compliance responda diretamente ao Conselho de Administração e revise periodicamente a eficácia do Programa;
Possamos identificar, avaliar e monitorar os riscos de compliance inerentes ao negócio;
Desenvolvamos e aprimoremos os mecanismos de controle para proteger a Faciap dos riscos identificados;
Qualquer colaborador ou terceiro da Faciap possa realizar um relato de possível irregularidade no nosso canal de denúncias;
Nossos fornecedores, parceiros e terceiros sejam diligenciados e estejam alinhados com o Programa de Compliance;
Todos os colaboradores e terceiros da Faciap recebam devidamente informações e orientações sobre nossa cultura de conformidade através de materiais de comunicação e treinamentos específicos;
Não conformidades sejam identificadas, apuradas e devidamente resolvidas;
As áreas operacionais (1ªs Linhas de Defesa) trabalhem constantemente com a 2ª Linha de Defesa, atualizando-a sobre os riscos de conformidade do negócio;
O Programa seja monitorado com base em indicadores eficazes e que demonstrem a sua evolução.
O Comitê de Compliance da Faciap é constituído por 5 (cinco) membros titulares e é a instância interna responsável pelo monitoramento do Programa.
Membros
compliance?
Estar “em compliance” significa estar em conformidade com leis e regulamentos, tanto internos quanto externos à Faciap. Ou seja, preocupamo-nos em atender às leis e aos normativos dos órgãos reguladores e também aos regulamentos internos da organização, principalmente aqueles relacionados à Governança e aos controles internos.
O Programa de Compliance pode ser definido como um conjunto de procedimentos e controles para o cumprimento de regras e diretrizes, internas e externas. Significa Ele observa e aplica os processos determinados pelos órgãos reguladores e pela própria organização, além de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, funcionando como um grande sistema de gestão.
É um conjunto de regras em forma de guia que estabelece o padrão de comportamento esperado pela Faciap de seus colaboradores e terceiros. Nele destacamos as responsabilidades e compromissos éticos da organização, orientando nossos stakeholders sobre suas condutas diárias. O Código também traz disposições relacionadas às suas infrações, que implicam na adoção de medidas disciplinares cabíveis a cada caso.
Práticas ilícitas ou de má intenção, como favorecimentos, conflito de interesses, fraude, suborno, corrupção, sabotagem, roubo, furto, desvio financeiro ou de materiais, desperdício e utilização inapropriada de recursos, sobrepreço de reembolso, divulgação ou vazamento de informações privilegiadas.
Práticas abusivas envolvendo o relacionamento interpessoal como assédio moral e sexual, agressão física, perseguição, abuso de poder, discriminação e preconceito.
E qualquer violação/desrespeito aos princípios de integridade da Faciap, regulamentação ou legislação vigente.
O canal de denúncias permite que os relatos possam ser enviados em qualquer tempo por qualquer colaborador, próprio ou terceirizado, parceiro de negócios, associado, fornecedor ou terceiro, de forma anônima.